A sustentabilidade não é uma jornada com linha de chegada; ela está continuamente em construção. E é através dessa construção que acreditamos que as empresas podem se tornar cada vez mais sustentáveis, garantindo a perenidade dos seus negócios. Quando falamos de sustentabilidade ambiental, é impossível dissociá-la do aspecto social. A agenda socioambiental traz a transparência das companhias em relação às partes interessadas, e hoje, nossa sociedade cobra essa resposta das empresas: Quais são os impactos que seus processos causam? Como as empresas estão investigando e mitigando esses impactos? Ou, ainda, como estão buscando gerar impactos positivos?
Atualmente, não basta apenas reduzir, mitigar ou gerenciar os impactos negativos. A sociedade exige impactos positivos. É crucial que a empresa não só trabalhe esses aspectos, mas também os comunique claramente a todos. Observamos que, ao analisar relatórios integrados, as companhias já utilizam uma linguagem mais simples e acessível para alcançar todos os públicos. Não adianta tratar de forma técnica um tema que nem todos têm o conhecimento necessário para compreender. É essencial que todos possam entender e reconhecer o compromisso da empresa com a sustentabilidade e as questões sociais.
Para que a sustentabilidade realmente transpasse os muros da empresa e alcance todos os envolvidos, é necessário o compromisso da alta liderança. Este compromisso deve permear todas as áreas e hierarquias, trazendo conhecimento e fazendo com que todos se sintam parte do todo. Afinal, não é possível falar de ESG (Ambiental, Social e Governança) sem o engajamento dos colaboradores e sem uma cultura interna consolidada sobre o tema.
Somente assim será possível abraçar essa agenda e implementá-la no dia a dia da compania, trazendo melhorias para a comunidade ao redor e influenciando positivamente todas as partes envolvidas no processo das empresas.
Onara Lima atua há 21 anos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, durante esse período, trabalhou em empresas como Gerdau, Suzano, Grupo Ambipar e CCR. Empreendedora/Founder da marca ESG Advisory OnaraLima. Conselheira no Capitalismo Consciente Brasil. Membro do CBPS – Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, Comissão ESG da ABRASCA, Membro do Comitê de Sustentabilidade da Verda.Global.
Em suas palestras, Onara explora uma variedade de tópicos, desde a integração de práticas ESG até a construção de estratégias sustentáveis de longo prazo. Cada palestra é uma jornada educativa que visa não apenas informar, mas também inspirar mudanças positivas.
Se você quer levar a mensagem da responsabilidade ambiental e social para a sua empresa, entre em contato por aqui e solicite um orçamento.