Para que um processo de engajamento ou mudança na cultura organizacional tenha sucesso, é essencial considerar os fatores humanos.
O ser humano é o principal vetor de mudança, seja para o bem ou para o mal.
Na educação não é diferente, a base de tudo está concentrada no aprendizado. O conhecimento é sobre a construção de um universo que nos levará a capacidade de solucionar problemas e ser criativo.
Para evoluirmos e alcançar um desenvolvimento sustentável na prática, é preciso superar impasses, interesses próprios e construir consensos e valores democráticos. A qualidade do debate precisa evoluir, e o único caminho possível é a educação, conhecimento, o letramento da liderança atual e futura quanto a uma agenda tão relevante que não pode ser tratada tardiamente.
A falta do conhecimento fortalece a polarização, um lugar perigoso e pode nos levar a inércia e retrocessos que não cabem mais. Não temos tempo para atrelar essa responsabilidade aos líderes do futuro, precisamos de qualidade nas decisões com a liderança atual, com visão ampla e capacidade de conectar a estratégia ao futuro do negócio.
Vale lembrar que falar sobre futuro, é falar sobre as decisões que estamos tomando hoje…
Onara Lima atua há 21 anos em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, durante esse período, trabalhou em empresas como Gerdau, Suzano, Grupo Ambipar e CCR. Empreendedora/Founder da marca ESG Advisory OnaraLima. Conselheira no Capitalismo Consciente Brasil. Membro do CBPS – Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, Comissão ESG da ABRASCA, Membro do Comitê de Sustentabilidade da Verda.Global.
Em suas palestras, Onara explora uma variedade de tópicos, desde a integração de práticas ESG até a construção de estratégias sustentáveis de longo prazo. Cada palestra é uma jornada educativa que visa não apenas informar, mas também inspirar mudanças positivas.
Se você quer levar a mensagem da responsabilidade ambiental e social para a sua empresa, entre em contato por aqui e solicite um orçamento.